O drama histórico de Almeida Garrett: o presente à luz alegórica e exemplar do passado

  • Edson Santos Silva

Resumo

Resumo: Sabe-se que Garrett foi um autor engajado e sua obra dramatúrgica será, portanto, o retrato de tal engajamento. Devido à sua formação clássica, suas primeiras produções, por meio de um passado exemplar extraído do mundo grego-romano, objetivam analisar seu momento presente. Este passado exemplar com vistas a corrigir o presente será exemplificado com a  peça Catão, objeto de estudo deste artigo.

Palavras-chave: Garrett; dramaturgia; alegoria.

Abstract: We know that Garrett was an author compromised with his time and his dramaturgical work will be, therefore, the picture of such an engagement. Due to his classical background, his first productions, throughout an exemplary past life, obtained from the Greek-Roman world, focus on analyzing his present moment. This exemplary past, which looks on correcting the present, will be showed in the play Catão, which is the objective of this article.

Keywords: Garrett; dramaturgy; allegory.

Publicado
2011-09-16
Seção
Seção III – Dramaturgia portuguesa