O fim da tragédia

  • Maria Orquídea Leite de Faria Borges

Resumo

Resumo: O século das Luzes explora a via do debate oratório, quer seja no domínio filosófico, quer seja no domínio literário e dramático que se assume como a voz do anterior. Identificando-se com as luzes, que Miguel Baptista Pereira traduz como “a situação do homem no mundo em luta com o seu destino”, este século hasteia a bandeira do Homem ativo, lúcido, construindo o seu destino. A sociedade e o teatro interagem e mudam em simultâneo. Ambos se tornam espaços de reflexão e de discussão. Princípios não sujeitos à denegação - como a tolerância que fundamenta a igualdade defendida pela Revolução Francesa – são postos em discussão na cena teatral por Voltaire e também por Marie-Joseph Chénier, que apela aos espectadores para sair do impasse criado pelo confronto entre o patriotismo e a tolerância na sua primeira Azémire, em 1787.

Palavras-chave: Luzes; dialéctica; retórica; veemência; tolerância.

Publicado
2013-04-29
Seção
Dossiê Trágico e Tragédias