Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

1) Aspectos gerais

- A revista de estudos teatrais Pitágoras 500 publica textos inéditos com temáticas relacionadas às Artes Cênicas (Ver Foco e Escopo para saber mais detalhes). Os textos podem ser escritos em português ou espanhol.

- A Pitágoras 500 recebe artigos em fluxo contínuo para Sessão Aberta, e para dossiês temáticos por meio de chamadas divulgadas semestralmente.

- O(s) autor(es) deve(m) possuir título de doutor, contudo aceita-se doutorandos, mestres e mestrandos desde que em coautoria com o orientador.

2) Avaliação de Mérito

- Atendendo às especificações formais, as propostas passarão por uma triagem inicial feita pelos editores da Revista. Serão considerados, na avaliação, a formação acadêmica dos autores, a adequação da linguagem, a qualidade crítica do argumento e o ajuste à linha editorial da revista.

- Passando pela triagem inicial, as propostas aceitas serão submetidas à pelo menos dois pareceristas. O tempo previsto para avaliação e emissão de parecer final é de sessenta dias, a contar da data de recebimento da proposta.

 

3) Edição e Formatação do Artigo

Os arquivos deverão estar editados em Word ou formato compatível.
As propostas recebidas deverão ser formatadas de acordo com as normas de publicação a seguir:

 

-Formatação da página:

Tamanho A4

Espaço 1,5, parágrafo justificado

Fonte Garamond, tamanho 12

Margens superior e inferior: 2,5; direita e esquerda: 3,0

Não usar negritos; itálico para uso de títulos e termos em língua estrangeira.

Extensão do artigo: mínimo 10 e máximo 15 páginas (incluindo bibliografia).

-Citações:

Direta e com mais de 3 linhas: com recuo de 2,5 cm à direita, espaçamento simples e fonte tamanho 11.

Direta e com menos de 3 linhas: devem ser incorporadas ao texto, entre aspas.

Usamos o sistema (Autor, ano, página).

Ex.: (CANDIDO, 2001, p. 10); segundo Candido (2001, p. 10)

Obs.: Em caso de citações indiretas deve ser indicado apenas o ano do livro. Ex.: Segundo Rosenfeld (2001)...

-Notas de rodapé:

Apenas para observações adicionais indispensáveis ao texto.

-Layout do texto:

a. Título: centralizado e em negrito (não colocar em maiúscula nem em versalete).

b. Resumo em português: duas linhas abaixo do autor, no máximo 5 linhas, em espaço simples.

Escrever: Resumo: [em seguida, o texto].

c. Palavras-chave: duas linhas abaixo do resumo, máximo 3.

Escrever: Palavras-chave: [em seguida, as palavras separadas por ;]

d. Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave.

e. Bibliografia citada: duas linhas depois de finalizado o texto. Somente aquelas que foram realmente citadas ao longo do artigo. Devem ser seguidas as normas da ABNT.

Escrever: Referências Bibliográficas: [em seguida, as referências – sem espaçamento de parágrafo]. Obs.: as URLs que forem informadas para as referências devem estar ativas.

Exemplos:

Livros:

 

SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês [século XVIII]. Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo, Cosac Naify, 2004.

 

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.


FLASZEN, Ludwik (curad.); BARBA, Eugenio (text.). O teatro laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. 2. ed. São Paulo, SP: Perspectiva: SESC (São Paulo), 2010.


BRECHT, Bertolt. Antologia poética. Rio de Janeiro, RJ: Leitura, 1977.

STANISLAVSKI, Konstantin. A preparação do ator. 30. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2013.


Dissertação e Teses:

OKAMOTO, Eduardo. Eldorado: dramaturgia de ator na intracultura. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

Artigo de Periódico:


GADELHA, Carmem. A respeito de trágicos e ébrios. Pitágoras 500, Campinas VOL.4, p. 28- 38, 2013.


Publicação Online- Internet:

MUSITANO, Adriana. Escritura dramática y escritura poética de fin del siglo XX, coincidencias y especificidades: La casa de los muertos de Philippe Minyana. Telondefondo: Revista de teoria y critica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/ Acesso: 31 de março de 2015.

g. Resumo em inglês: duas linhas abaixo da bibliografia, no máximo 5 linhas, espaço simples.

Escrever: Abstract: [em seguida, o texto]

h. Palavras-chave em inglês: duas linhas abaixo do resumo em língua estrangeira, máximo 3.

Escrever: Keywords: [em seguida, as palavras separadas por ;]

 

5) Ficha de identificação e encaminhamento

- Deve conter o título do artigo, autor, instituição a que está vinculado, titulação e e-mail para contato;

- Deve ser enviada em arquivo Word ou compatível.


- Os artigos devem ser enviados exclusivamente por e-mail para o endereço pitagoras500@iar.unicamp.br (não é necessário fazer qualquer cadastro no site da revista).


6) Serão negados ou devolvidos para adequação os artigos:

a)    Com extensão inferior ou superior à quantidade de páginas delimitada;

 

b)    Que estejam com formatação diferente daquela indicada nessas diretrizes;

c) Que apresentarem problemas de linguagem;

d) Já publicados anteriormente em qualquer outro periódico.

e) Que receberem parecer negativo para publicação.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.