Chamada de artigos: Conceição / Conception (Dossiê Comicidade, Máscara e Comedia Dell Arte)

2016-08-12

CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
CONCEIÇÃO/CONCEPTION

·         A Conceição/Conception faz a chamada para o o vol. 6, n. 1, propondo como horizonte de discussão o tema COMICIDADE, MÁSCARA E COMMEDIA DELL ARTE.

·         Esse tema abarca estudos relacionados ao cômico; por exemplo, a dimensão da linguagem clownesca e o bufão, assim como abordagens das artes da cena que se utilizam da máscara e que esteja para além de um gênero como o cômico. Outro recorte são os estudos que se detêm sobre a Commedia dell'Arte, ainda que tragam uma abordagem para além da máscara.

·         Entende-se por máscara não apenas o objeto utilizado no rosto, mas também abordagens mais expandidas a partir da ideia de mascaramento. Para além das tradições cênicas codificadas, são bem vindas reflexões acercas de máscaras presentes em rituais, na cultura popular e que tragam à tona aspectos pertinentes à performatividade e ritualidade.

·         Serão aceitos preferencialmente os artigos que proponham um efetivo aprofundamento dessas questões, tanto por meio de questionamentos teóricos como da análise de experiências práticas.

·         Convidamos artistas, pesquisadores e professores das artes da Cena ou áreas afins a enviarem suas reflexões no formato de artigos, resenhas ou documentos artísticos (fotos, vídeos e relatos de processos artísticos) para compor o próximo número da revista, colaborando para o debate na área. Para esta chamada o período de submissão é de 11 de setembro a 30 de novembro.

·         A revista aceita também artigos e resenhas em fluxo contínuo fora da temática aqui apresentada.