Traduções e ressignificações da tradição afro-brasileira na dança: diálogos em tensões de produção de sentido e produção de presença na cena contemporânea.

  • Maria Lurdes Barros da Paixão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo faz uma análise da poética coreográfica e dramatúrgica da Dança Contemporânea elaborada e ressignificada pela companhia de dança Balé Folclórico da Bahia - BFBA. Os símbolos, mitos e ritos das danças de origem afro-brasileira e o tratamento estético dado às criações do BFBA são o foco deste artigo. Transpondo tempo e espaços geográficos e culturais, o artigo apresenta a análise dramatúrgico-coreográfica das criações do BFBA visando identificar a zona de tensão entre produção de sentido e produção de presença nas coreografias analisadas.

Palavras-Chave: Dança contemporânea; Dramaturgia; Coreografia; Produção de Presença..

Biografia do Autor

Maria Lurdes Barros da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

professora AdjuntaIIDepartamento de Artes da UFRN- Curso de Licenciatura em Dança Processos de Criação em Dança. UFRN

Grupo de Pesquisa: Linguagens da Cena: imagem, cultura e representação - LINC

Publicado
2014-01-08
Seção
Artigos - Dossiê Temático