Dança e Mimese corpórea

  • Ana Clara Amaral Brasil Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais

Resumo

Este texto pretende abordar a prática do procedimento de Mimese corpórea (LUME Teatro) relacionado à linguagem da dança. Pretende para tanto, tratar do conceito de Mimese como uma operação sensível e direta entre corpo e contexto. Pretende ainda refletir sobre a especificidade do relacionamento entre o procedimento e a linguagem da dança.

Biografia do Autor

Ana Clara Amaral Brasil, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais
Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, é Bacharel e Licenciada em Dança pela mesma universidade. Atua como dançarina e professora de dança e teatro. É artista-pesquisadora do Núcleo Fuga! - Núcleo de pesquisa de linguagem do LUME Teatro (Unicamp).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi, Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

DAMASIO, Antonio R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o Barroco. São Paulo: Papirus Editora, 2007.

FERRACINI. Renato. Café com Queijo: Corpos em Criação. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

FABIÃO, Eleonora. “Corpo Cênico, Estado Cênico”. In: Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 10 - n. 3, 2010, p. 321-326.

FÉRAL Josette. ¨Mimese e teatralidade¨. In: Pellettieri, Osvaldo (Ed.). Itinerarios Del Teatro Latinoamericano (Coleccion Estudios De Teatro Argentino E Iberoamericano). Buenos Aires: Galerna, 2000.

FUGANTI, Luís. “Corpo em devir”. In: Revista Sala Preta, 2007, p.67-76.

GIL, Jose. O corpo do bailarino. Revista Contracampo, n. 05, 2000.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: Lições de Dança 3. Por: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Orgs.). Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2001.

GREINER, Christine; AMORIM, Claudia. Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

KATZ, Helena Tânia. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Fid Editorial, 2005.

LAUNAY, Isabelle. O dom do gesto. In: GREINER, Christine; AMORIN, Cláudia (Orgs.). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010. p. 81-100.

MILLER, Jussara Corrêa. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o corpo que dança-dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

RAMOS, Luis Fernando. Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular. In Revista Urdimento: Santa Catarina, 2009.

TAKAHASHI, Jo. Dimensões do corpo contemporâneo. In: GREINER, Christine; AMORIN, Claudia (Orgs.) Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010. p.133-144.

VIANNA, Klauss. A dança. Em colaboração com Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Siciliano, 1990.

FERRACINI, Renato. Mímesis corpórea: poesia do cotidiano. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/63b264d1006b31c- 15f5f819b3cd287e5.pdf. Acesso em 11/01/2014.

Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático