Corpos Estrangeiros: O mito da subjetividade e outros mitos. Análise da relação entre memória e subjetividade no treinamento diário do dançarino e as prerrogativas da dança-teatro na subjetividade contemporânea

  • Marília Vieira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O objeto deste estudo é o contraste existente entre o treinamentodiário ou regular do dançarino e as exigências de encenaçãoda modalidade dança-teatro, ou seja, as práticas interpretativas. Tendo como ponto de base desta análise as obras Natyashastra e Abhinayadarpanan, e o conhecimento da práticade treinamento da dança indiana de estilo Odissi, e outros estilos, estabeleceremos uma comparação e apropriação de princípios básicos do gestual humano e utilização do espaço cênico codificados nas obras em questão cujos princípios interpretativos estão nos mitos, e as possibilidades expressivas no desempenho de conteúdos dramáticos e suas imbricações nadança e as relações com a subjetividade contemporânea a partir da visão de Lewkowicz, Cantarelli e o Grupo Doze, bem como de Sueli Rolnik.

Biografia do Autor

Marília Vieira, Universidade Estadual de Campinas
Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e no Curso de Graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas. Dançarina, coreógrafa e diretora. E-mail: mvbaiana@gmail.com

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Publicado
2015-08-03
Seção
Artigos - Dossiê Temático