Quem vem lá sou eu: o corpo como território intercultural; a cena como espaço de assombração
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALBRIGHT, Ann Cooper. “À corps ouverts: changement e échange d’identités dans la capoeira et le contact improvisation”. In: Revue Protée. Chicoutimi: Université du Québec, V. 29, n. 2, p. 39-49, 2001.
ANJOS, José Carlos Gomes dos. No território da linha cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. “Como construir para si um Corpo sem Órgãos”. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. V. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.
FORTIN, Sylvie. “Educação somática: novo ingrediente da aula técnica de dança.” Cadernos GIPE-CIT, n. 2, 1999.
GIL, José. “La danse, le corps, l’inconscient”. In: Revue Terrain, 35 – Danser (septembre 2000), online: http://terrain.revues.org/document1075.html. Consulta em 24/02/2007
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.
GILROY, Paul. O Atlântico negro. São Paulo: Editora 34, 2001.
GORDON, Avery. Ghostly matters: Haunting and the Sociological Imagination. Minnesota: University of Minnesota Press, 2008.
GORDON, Avery. “Some thoughts on Haunting and Futurity”. In: Borderlands, v. 10, n. 2, p. 1-21, 2011.
GRAVINA, Heloisa. Por cima do mar eu vim, por cima do mar eu
vou voltar: políticas angoleiras em performance na circulação BrasilFrança.
Tese (Doutorado em Antropologia Social) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em:
. Acesso em: 02/07/2015.
GRAVINA, Heloisa. “Falar-fazer antropologia: uma experimentação etnográfica do corpo na capoeira Angola.”In: Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, vol. 13, n. 2, 2012, p. 113-37.
HEAD, Scott. Danced fight, divided city: figuring the space between. Tese de doutorado. Austin: University of Texas at Austin, 2004.
LEPECKI, André. Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Nova Iorque: Rutledge, 2006.
NOVACK, Cynthia. Sharing the dance: contact improvisation and american culture. Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1990.
ROSA, Tatiana. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance: propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas - em dança. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em:. Acesso em: 02/07/2015.
SOARES, Carlos Eugenio Líbano. A negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro 1850-1890. Rio de Janeiro: Access Editora, 1999.
SOARES, Carlos Eugenio Líbano. A capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). Campinas: UNICAMP, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
(c) Conceição | Concept., Campinas (SP) - ISSN 2317-5737.