Em busca do segredo da flor: meu aprendizado de Orissi entre Brasil, Itália e Índia

  • Priscila Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O texto apresenta o percurso da autora no aprendizado da dança clássica indiana Orissi, no período em que foi aluna-atrizno Teatro Tascabile di Bergamo, na Itália, e da mestra dedança clássica indiana Orissi, guru Aloka Panikar, na Índia. No texto, de inspiração autoetnográfica, a autora busca refletirsobre aspectos da formação do ator, dentro de uma perspectivanão acadêmica e transcultural.

Biografia do Autor

Priscila Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
Priscilla Duarte é atriz e pesquisadora, Bacharel em Artes Cênicas (UNIRIO, 1987), Mestre em Artes (UFMG, 2014) e Doutoranda em Artes, Linha de Pesquisa Artes da Cena pela UFMG. E-mail: priduarte66@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Miguel Vale de. O Atlântico pardo: Antropologia colonial e o caso “lusófono” In: BASTOS, C.; ALMEIDA, M. V.; FELDMAN-BIANCO, B. (orgs.). Trânsitos coloniais: Diálogos críticos Luso Brasileiros. Lisboa: ICS, 2002.

ANTZE, Rosemary J. Exemplos orientais. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BHARUCHA, Rustom. Somebody’s other. Disorientatios in the cultural politics of our times. In: PAVIS, P. The Intercultural Performance reader. London/New York: Routlege, 1996.

BARBA, Eugenio. La canoa di carta. Trattato di Antropologia Teatrale. Bologna: Il Mulino, 1993.

BARBA, Eugenio. Teatro: Solidão, Ofício, Revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARBIERO, Tiziana. La via dell’India – 5. Tiziana Barbiero In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

BARROS, M. de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

CALCATERRA, Luigia. La via dell’India – 3. Luigia Calcaterra. In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma : Bulzoni, 2007.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho n° 1. 1985.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho n° 2. 1989 – 1994.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho Índia. 1989 – 1990.

DUARTE, Priscilla de Q. O treinamento do ator: do corpo como instrumento ao corpo como experiência. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES, Ricardo. Kathakali vesham – l’apprendistato dell’attore Kathakali. 2007. Tese (Dottorato in Storia, Teoria e Tecnica del Teatro e dello Spettacolo) – “La Sapienza”. Università degli Studi di Roma. Roma, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. Exercícios. In: O Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 -1969. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP/Fondazione Pontedera, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. A voz. In: O Teatro laboratório

de Jerzy Grotowski 1959 -1969. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP/Fondazione Pontedera, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Organização de Eugenio Barba. Brasília: Caleidoscópio/Dulcina, 2011.

GOSH, Manomohan. (Trans.). The Natyasastra. Calcutta: Manisha Granthalaya, 1995.

HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona : Ediciones del Serbal, 1987. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

KHOKAR, Ashish. Guru Aloka Panikar: Orissi Odyssey – The Dance History Column. Narthaki. Bangalore, jan. 4, 2011. Disponível em: http://www.narthaki.com/info/tdhc/tdhc25.html Acesso em: 20/07/14.

KHOKAR, Ashish; KHOKAR, Mohan. The dance Orissi. New Delhi: Bhinav, 2011.

KOTHARI, Sunil. New directions in Indian dance. Mumbai: Marg, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Notas sobre dança hindu. In: Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1978.

MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul. In: Para um pensamento do sul: diálogos com Edgar Morin. Rio de Janeiro: SESC Departamento Nacional, 2011.

NAIR, Appukuttan.; PANIKER, Ayyappa. Kathakali The Art of the Non-wordly. Mumbai: Marg, 2009.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. Colaboração de Lorna Marshall. São Paulo: Beca produções Culturais, 2001.

RANGACHARYA, Adya. The Natyasatra – English Translation with Critical Notes. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 2003.

RAUT, Madhumita. Odissi: What, Why & How. New Delhi: B.R. Rhythms, 2007.

SCHINO, Mirella. Introduzione. In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

SAVARESE, Nicola. Le Reincarnazioni de Sakuntala - Primi contatti con i teatri d’Asia tra Illuminismo e Romanticismo. 7. Teatri in India In: SAVARE, N. Teatro e spettacolo fra Oriente e Ocidente. Roma-Bari : 1992.

VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

Publicado
2015-08-03
Seção
Artigos - Dossiê Temático