Notas Videográficas: O gesto altermodernista na obra “365 Day Project” de Jonas Mekas

  • Letícia Castro Simões Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo pretende analisar as imbricações entre artes visuais e linguagem cinematográfica no pensamento acerca de uma estética videográfica. Toma-se como objeto analítico o projeto "365 Day Project", de Jonas Mekas. Partindo da afirmação do autor Philippe Dubois de que os conceitos da linguagem cinematográfica não são suficientes para problematizar as práticas videográficas, a pesquisa utiliza conceitos comuns à teoria da imagem e à filosofia da arte, especificamente os conceitos de "altermodernismo", desenvolvido por Nicolas Bourriaud e de “gesto”, desenvolvido por Giorgio Agamben, para discutir o modo como a relação entre as obras videográficas e os dispositivos audiovisuais se torna produtora de subjetividades em um campo híbrido à linguagem do cinema e das artes visuais.

Biografia do Autor

Letícia Castro Simões, Universidade Federal Fluminense
Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Cinema na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na Art Academy. É mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF. Em 2011, publicou o livro de poemas "Pessoas de quem roubei frases"​ pela 7 Letras. No mesmo ano, dirigiu o documentário longa-metragem “Bruta Aventura em Versos”, selecionado para o Festival Internacional do Rio de Janeiro, a Mostra de São Paulo e a Mostra de Tiradentes, dentre outros. O longa foi vendido à Apple TV, SESC TV e Canal Brasil. Foi também roteirista do curta-metragem "Um domingo no MAM", selecionado para o Globale Film Festival e o Marbella Film Festival e co-roteirista do documentário "Um domingo com Frederico Morais", dirigido por Gulherme Coelho e selecionado pelo Festival Internacional do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, Cine Las Americas, dentre outros.

Em 2013, publicou "daqui, em 1976, acenei para você"​, pela Patuá. Ainda neste ano, roteirizou "Construindo Pontes"​, dirigido por Heloisa Passos e selecionado pelo PRODECINE 05-2013, e "Mestre Cupijó e seu Ritmo"​, dirigido por Jorane Castro e selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2012-13.

É co-diretora, co-roteirista e montadora do curta “a geografia é algum lugar entre o coração e aquilo que já foi”, selecionado para o É Tudo Verdade, Curta Cinema, Curta Vale Riachão do Jacuípe, Cinephone (Espanha) e Short Piece Press Vitez (Sérvia). O filme recebeu Menção Honrosa no Curta Vale Riachão do Jacuípe.

Teve o seu projeto de segundo longa-metragem aprovado pela Chamada Pública/2012-13 para Produção de Longa-Metragem de Baixo Orçamento da Sec. de Cultura do Rio de Janeiro. Em "Tudo vai ficar da cor que você quiser"​, assina o roteiro e a direção. O filme recebeu Menção Honrosa no Noida Festival (Índia) e foi escolhido Melhor Documentário no Cinelatino Toulouse (França).

Em 2014, co-roteirizou o longa-metragem "Órfãos do Eldorado", dirigido por Guilherme Coelho e convidado para a sessão de abertura da Mostra de Tiradentes e foi roteirista no documentário "Larguei Tudo", de Betânia Furtado, atualmente em fase de edição. O projeto foi o vencedor do pitching documental do Rio Content Market 2014.

Atualmente, está desenvolvendo o documentário de ensaio "Casa", projeto selecionado pelo Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, LAB DOC Montevidéu e Laboratorio Documental: Dramaturgia y Guión da Escuela de Cine Y TV de Cuba; com Maria Clara Escobar, está roteirizando o longa-metragem "Mar Grande"; com Armando Praça, trabalha como roteirista convidada na série "Meninas do Benfica", dirigida por Roberta Marques e selecionada pela Chamada Pública BRDE/FSA – PRODAV - 05/2013; e é roteirista do primeiro longa-metragem de Maria Camargo, "Ioles".  

Como artista visual, realizou obras para o Museu de Imagem e Som (SP), Caixa Cultural (RJ) e Museu de Arte de Santa Maria (RS) e teve trabalhos exibidos em Portugal, Espanha, Alemanha, Sérvia, México, Chile e Argentina.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. In: Concinnitas n.08, revista do Instituto de Artes. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

BELTING, Hans. Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à iconologia. In: Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia n.08, revista do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. São Paulo: PUC, 2006.

BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Lisboa: Dafne Editora, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Postproduction. New York: Lulas & Stemberg, 2002.

BOURRIAUD, Nicolas. Altermodern. Inglaterra: Tate Britain, 2009.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004. MEKAS, Jonas; MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Temas Livres