As imagens digitais como matriz poética da composição cênica

  • Natalia Soldera Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de Artes.

Resumo

O artigo examina espetáculos teatrais, que tem como fator comum a presença de imagens digitais como matriz de composição de suas poéticas. Pretende-se observar aproximações e afastamentos entre essas criações, evidenciando que a presença de tecnologias de imagem não determina uma única linguagem ou aproximação da cena teatral, mas sim pode proporcionar múltiplas possibilidades ativas de jogo.

 

Biografia do Autor

Natalia Soldera, Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de Artes.
Professora da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/ UNESPAR) e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com dissertação intitulada O Processo de Composição da Cena a Partir da Noção de Intermedialidade. Contato: nataliasoldera@hotmail.com

Referências

Big Art Group: Flicker. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=n78Kx5tmZB4>. Acesso em: 25/08/2015.

DUBATTI, Jorge. Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

DUBATTI, Jorge. Filosofia Del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

Ex-Machina: The Andersen Project. DVD em acervo da pesquisa Cena e Intermedialidade, coordenada pela professora Dra. Marta Isaacsson.

FAGUNDES, S. Patrícia. O processo de ensaios como mecanismo de relações: um dispositivo festivo. Anais da VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre, 2011.

Imagens do espetáculo The Andersen Project. Disponíveis em:

<http://lacaserne.net/index2.php/exmachina/gallery/the_

andersen_project/#id=album-11&num=0>.Acesso em 25/08/2015.

Imagens do espetáculo Flicker, disponíveis em: <http://bigartgroup.com/work/flicker/>. Acesso em 25/08/2015.

ISAACSSON, Marta. Le Projet Anderson, Lepage e a performance da imagem técnica. Revista Poiésis, Niterói, n 16, p. 63-73, Dez. de 2010.

GALLAGHER-ROSS, Jacob. Image Eaters: Big Art Group Brings the Noise. TDR/The Drama Review, Cambridge, v. 54, n. 4, p. 54-80, 2010.

Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático