Por uma voz que seja dança: Reflexões sobre a oralidade no balé a partir do solo Veronique Doisneau (2004)

  • Rousejanny da Silva Ferreira Instituto Federal de Goiás
  • Michael Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo aborda a utilização e recusa da oralidade na cena do balé e como isto foi posto a prova em uma dança: Veronique Doisneau [Paris, 2004]. Esta obra desvela o não visto em cena das companhias de balé clássico e o prolongamento disso na vida da bailarina Veronique. Sendo este um trabalho conduzido pela fala, levantamos algumas questões sobre os sentidos da voz como corpo, performance e dança.

Biografia do Autor

Rousejanny da Silva Ferreira, Instituto Federal de Goiás
Graduada em Ed. Física/UEG; especialista em Filosofia da Arte/IFITEG-UEG e Pedagogias da Dança/PUC-GO e mestre em Performances Culturais/UFG. Coordenou e lecionou no curso de Licenciatura em Dança/IFB. Docente do curso de Licenciatura em Dança/IFG. Bailarina e pesquisadora de ensino e história da dança acadêmica com ênfase no balé.
Michael Silva, Universidade Federal de Goiás
Graduado em Letras, Línguas Portuguesa e Ing. e suas Literaturas/UFT; foi bailarino nas companhias de dança de Araguaína, Colinas/TO e Quasar Jovem/GO; mestrando em Performances Culturais/UFG; pesquisador de dança contemporânea, performance e literatura.

Referências

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Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático