Algo Velho, Algo Novo, Algo Emprestado... Ecletismo na Dança Pós-Moderna -- Tradução de Mariana Baruco Machado Andraus e Joana Wildhagen

  • Joshua Monten Universidade de Berna

Resumo

Diferentes estratégias de aproveitamento de técnicas corporais díspares são analisadas a partir das composições de renomados coreógrafos na história da Dança Moderna e da Dança Pós-Moderna, bem como da experiência do próprio autor no estudo da Dança na academia. Essas técnicas são aqui nomeadas por revista, fusão e ecletismo.

Biografia do Autor

Joshua Monten, Universidade de Berna
Ensina dança na Universidade de Bern, na Suíça. Bacharel em Literatura e Antropologia Cultural (Duke University / Estados Unidos) e Mestre em Performance e História da Dança (Ohio University / Estados Unidos). Como bailarino atuou junto a vários coreógrafos na Europa, como StijnCelis, HofeshShechter, e Tino Sehgal. Frequentemente colabora como coreógrafo para produções de ópera e teatro e dirige sua própria companhia, situada na Suíça.

Referências

BANES, Sally.Terpsichore in Sneakers: Post Modern Dance. 2nd ed. Hanover: Wesleyan University Press, 1987.

BORGES, Jorge Luis. Ficciones[1956]. Trans. Anthony Kerrigan. New York: Grove, 1962.

CROCE, Arlene. Going to the Dance. New York: Alfred A. Knopf, 1982

CUNNINGHAM, Merce. The Dancer and the Dance. New York: Marion Boyars, 1985.

DEMPSTER, Elisabeth. “Women Writing the Body: Let’s Watch a Little How She Dances.”In:SHERIDAN, Susan (ed.).Grafts: Feminist Cultural Criticism. London: Verso, 1998.

FOSTER, Susan Leigh. “The Signifying Body: Reaction and Resistance in Postmodern Dance.”Theatre Journal 37, n. 1, 1985.

FOSTER, Susan Leigh. “Dancing Bodies” [1992]. In: DESMOND, Jane C. (ed.).Meaning in Motion: New Cultural Studies of Dance. Durham: Duke University Press, 1979.

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: The Birth of the Prison[1975]. Trans. Alan Sheridan. New York: Vintage/Random House, 1979.

GRAHAM, Martha. Blood Memory. New York: Doubleday, 1991.

JAMESON, Frederic. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press, 1991.

JENCKS, Charles A. The Language of Post-Modern Architecture. 3rded. New York: Rizzoli, 1981.

KENDALL, Elisabeth. Where She Danced. New York: Alfred A. Knopf, 1979.

KIRKLAND, Gelsey; Lawrence, Greg.Dancing on My Grave. New York: Doubleday, 1986.

LYOTARD, Jean-François. The Postmodern Condition: A Report on Knowledge [1979]. Trans. Geoff Bennington and Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.

SEABROOK, John. Nobrow: The Culture of Marketing, the Marketing of Culture. New York: Vintage, 2000.

SIEGEL, Marcia.The Shapes of Change: Images of American Dance. Boston:Houghton Mifflin, 1979.

TAYLOR, Paul. Private Domain: An Autobiography. San Francisco: North Point Press, 1988.

THARP, Twyla. Push Comes to Shove. New York: Bantam, 1992.

VENTURI, Robert. “Complexity and Contradiction in Modern Architecture” [1966]. In: CAHOONE, Lawrence (ed.).From Modernism to Postmodernism: An Anthology. Oxford: Blackwell, 1966.

Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos - Temas Livres