Dança e ação social: implicação do lugar da arte contemporânea

Marina Souza Lobo Guzzo, Mary Jane Paris Spink

Resumo


Este artigo tem como foco o espetáculo "Encarnado", da coreógrafa brasileira Lia Rodrigues. O trabalho foi criado a partir da mudança da Lia Rodrigues Companhia de Danças para a Favela da Maré, no Rio de Janeiro. “Residir” e construir seu trabalho na favela foram fatores determinantes e fundamentais para as características da obra e indicam um comprometimento com o lugar que extrapola um determinado trabalho ou projeto artístico. O compromisso passa a ser com as conexões e com a identidade que aquele lugar imprime na vida da coreógrafa, dos bailarinos e de seus trabalhos.


Palavras-chave


Dança. Ação social. Favela da maré.

Texto completo:

PDF

Referências


BENTES, Ivana. Made in favelas. GLOB(A.L.) – Revista do Instituto de Estudos do Trabalho e da Sociedade. Rio de Janeiro, n. 0, jan. 2003.

CEASM. Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.

FOSTER, Susan Leigh. Reading Dancing: Bodies and subjects in contemporary American Dance. Berkley: University of California Press, 1986.

GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GUZZO, Marina Souza Lobo. Dança em ação: políticas de resistência no ENCARNADO de Lia Rodrigues. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

INNES, Kirstin. Pain Pleasure and politics of the flesh. The List, Issue 581, 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2008.

KATZ, Helena. A contundente Cia. Lia Rodrigues para francês ver. O Estado de São Paulo, Caderno 2, 16 fev. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2008.

KATZ, Helena. Encarnado tece no corpo a trama da violência urbana. O Estado de São Paulo, Caderno 2, São Paulo, 08 nov. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2008.

LEÃO, Doralice Soares. O papel da mídia impressa no embate Marketing Cultural X Marketing Social. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

LEÃO, Doralice Soares. Política Cultural no Brasil: apontamentos e história. In: NORA, Sigrid. (Org). Húmus 1. Caxias do Sul: Itaú Cultural, 2004.

LEI 8.313 de 1991. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2008.

LEITE, A. O Lugar: Duas Acepções Geográficas. Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 21, 1998.

LEITE, Márcia Pereira. Entre o individualismo e a solidariedade: dilemas da política e da cidadania no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 44, out., 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


(c) Conceição | Concept., Campinas (SP) - ISSN 2317-5737.