Dança e ação social: implicação do lugar da arte contemporânea

  • Marina Souza Lobo Guzzo Universidade Federal de São Paulo
  • Mary Jane Paris Spink Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo tem como foco o espetáculo "Encarnado", da coreógrafa brasileira Lia Rodrigues. O trabalho foi criado a partir da mudança da Lia Rodrigues Companhia de Danças para a Favela da Maré, no Rio de Janeiro. “Residir” e construir seu trabalho na favela foram fatores determinantes e fundamentais para as características da obra e indicam um comprometimento com o lugar que extrapola um determinado trabalho ou projeto artístico. O compromisso passa a ser com as conexões e com a identidade que aquele lugar imprime na vida da coreógrafa, dos bailarinos e de seus trabalhos.

Biografia do Autor

Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal de São Paulo. ORCID: http://orcid.org/ 0000-0002-9978-4014

Mary Jane Paris Spink, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia Social pela University of London. Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: http://orcid.org/ 0000-0003-1672-505X

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Publicado
2016-06-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático