Mediator: Entre o Teatro e as Artes Visuais

  • Adilson Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Évora

Resumo

Este artigo problematiza questões referentes à mediação artística e apresenta a noção de mediator, compreendido, aqui, como um profissional híbrido, que transita entre o teatro e as artes visuais. A pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do ator/arte-educador de teatro para a mediação artística em espaços expositivos destinados às artes visuais. Para a realização da experiência que iremos apresentar neste estudo teórico/prático, tivemos como foco a relação interdisciplinar entre o teatro, as artes visuais e a performance.

Biografia do Autor

Adilson Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Évora

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de Évora (Portugal) por meio do Projeto de Licenciatura Internacionais (PLI) da CAPES-Brasil.
ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-0085-0059. E-mail: adilsondicarvalho@gmail.com

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 5a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JOHANN, Maria Regina; RORATTO, Luciara Judite Bernardi. A dimensão educativa da mediação artística e cultural: a cons- trução do conhecimento através da apreciação na presença da obra. Ijuí: UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), 2010.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Trad. Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PUPO, Maria Lúcia. Mediação artística uma tessitura em processo. Florianópolis: Urdimento, n. 17, p. 113-121, 2011. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2011/arquivos_urdimento_17/113_marialucia_urd17. pdf> Acesso em: 12.set.2014.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

STRATICO, Fernando. Performance, objeto e imagem: escritos sobre os rastros de uma pesquisa. Londrina: UEL, 2013.

TEIXEIRA, José Coelho. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997. Disponível em: Acesso em: 14.dez.2014.



Publicado
2016-06-30
Seção
Artigos - Temas Livres