SOBRE OS LIMITES DO CORPO

  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Nunes da Rosa

Resumo

Este texto procura sintetizar algumas formulações em dança para circunscrever a noção de corpo sem limites. São problematizadas as relações entre a criação em dança e a própria escrita como poética. Apresentam-se elementos oriundos da dança pós-moderna americana, em especial,
do trabalho de Trisha Brown, que corroboram para a ideia de um corpo sem limites definidos. Discorre-se, ainda, sobre o conceito operacional de corpo algodãozado, proveniente de práticas poéticas em dança e ferramenta para pensar outras possibilidades teórico-práticas para o corpo. Assim, desenham-se relações entre corpo, sujeito e cultura, na companhia de diversos autores, em particular de Michel Foucault e José Gil.

Biografia do Autor

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gilberto Icle é graduado em Teatro, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde é professor no Programa de Pós-graduação em Educação, no qual coordena o GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance e, ligado a esse, a UTA-Usina do Trabalho do Ator, grupo de investigação e produção de espetáculos. É editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença e autor de diversos artigos no Brasil e exterior, além dos livros Teatro e Construção de Conhecimento, pela Editora Mercado Aberto; O ator como xamã, pela Editora Perspectiva; e, Pedagogia Teatral como cuidado de si, pela Hucitec.

Publicado
2012-12-18
Seção
Artigos - Dossiê Temático