Procedimentos e treinamentos do ator/dançarino balinês

  • Igor de Almeida Amanajás Unicamp

Resumo

Este breve estudo pertence a trabalhos desenvolvidos em danças-drama balinesas, investigados desde 2011 em uma visita à ilha de Bali com o intuito de aprender as técnicas e os procedimentos artísticos do ator/dançarino de topeng sob os cuidados do Mestre I Made Djimat e de sua família. Pretende-se expor e relatar percepções acerca do treinamento corporal requerido ao artista de linguagens cênicas balinesas a partir do ponto de vista da relação entre mestre e discípulo, desde a aceitação de um novo aprendiz até o momento da concessão para performar nos festivais sagrados nos templos. Procura-se também contextualizar a função do treinamento artístico inserido em uma representação sagrada, assim como os papéis social e espiritual do artista cênico nesse território cultural específico. Esse conjunto de procedimentos técnicos instrumentalizam o artista e o guiam dentro de um léxico de movimentos, gestos e saberes herdados por gerações de mestres. Desde o aprender a caminhar sob novas leis de energias e desequilíbrios até o momento da representação, o ator está amparado não somente por seu mestre e por sua técnica, mas pelos deuses que a ele concedem proteção e bênção.

Biografia do Autor

Igor de Almeida Amanajás, Unicamp

Doutorando em Artes da Cena na Unicamp

Mestre em Artes da Cena - Unicamp

Bacharel em Artes Cênicas - Unicamp

Historiador e Crítico de Arte - Escola Superior de Belas Artes

Especialista em Method Acting - The Lee Strasberg Film and Theater Institute

Publicado
2018-07-25
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios