Agenda para uma Pesquisa em Arte

  • Victor Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Há dez anos mais ou menos tenho trabalhado com processos de criação, produção e comunicação de arte. Com dança, teatro e performance, sobretudo. Nesse cenário, tenho convivido com práticas curatoriais que operam como colaboradoras do aparecimento do fenômeno cênico. A noção de colaboração da cena (em que a curadoria é vista como possibilidade de articular simultaneamente diferentes aspectos do sistema da arte contemporânea: discursos críticos relacionados à política e à produção cultural, engajamento social, história da arte e dramaturgia) está na dissertação Por uma prática curatorial mediadora e colaborativa em artes cênicas, do pesquisador e diretor Felipe Assis (de 2015, pelo Programa de Artes Cênicas da UFBA). Felipe propõe entender a prática curatorial, lato sensu, envolta de uma complexa gama de relações e de agenciamentos que atravessam tanto o processo de criação quanto o de recepção dos trabalhos cênicos. A curadoria colabora com a cena              na medida em que ela negocia categorias como contexto, acontecimento, encontro, empatia. Proponho aqui uma aproximação da presente escrita com essas categorias. Declaradamente a do acontecimento. 

Biografia do Autor

Victor Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrando no centro de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2019-12-21
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios