Processos de Atuação na Contemporaneidade – Projeto Entre o Real e o Ficcional do trabalho do ator-performer: imanências e transcendências

  • Moacir Romanini Jr UNICAMP

Resumo

RESUMO: Este projeto de pesquisa pretende investigar no Movimento Neoconcreto brasileiro (1959-1960), conceitos de não representação da arte, examinando aí as tensões entre o real e o ficcional. Para tanto, serão analisadas as principais ideias do Manifesto Neoconcreto, sobretudo a Teoria do Não-Objeto, de Ferreira Gullar. A partir das informações aí conferidas, dialogá-las com conceitos filosóficos e teatrais que questionem a presença do real e do ficcional e a possibilidade de encontrar no “entre” desses dois campos, aquilo que denomino como “estados ficcionais”. Esta pesquisa propõe a realização de uma experiência prática impulsionada pelos ideais do manifesto neoconcreto que prevê a vivência da obra artística em espaços não institucionais – espaços reais – e a participação do espectador como agente.

Palavras-chave: Teatro, performance, real, ficcional, Neoconcretismo.

ABSTRACT: This research project intends to investigate the Brazilian Neoconcret Movement (1959-1960), concepts of non-representation of art, examining in there the tensions between the real and the fictional. For this, will be analyzed the main ideas of the Nonconcrete Manifest, especially the theory of non-object in Ferreira Gullar. From the information therein conferred, dialogue them with the philosophical and theatrical concepts, which question the presence of the real and the fictional, and the possibility of finding the "between" of these two fields, what I call as "fictional states." This research proposes to conduct a practical experiment driven by the ideals of Neoconcret Manifest, which foresees the experience of artistic work in noninstitutional spaces - real spaces - and the participation of the viewer as an agent.

Key-words: Theater, performance, real, fictional, Neoconcretism.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios