Processos de Atuação na Contemporaneidade – Do Laboratório, da Body Art, dos Modos de Vida: Entre Intersecções e Diálogos

  • Andrea P. J. Santos UNICAMP

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa propõe realizar uma fricção entre o Teatro e a Performance a partir dos “modos de vida” dos artistas, acreditando haver um universo, no qual o corpo se expressa através de diferentes poéticas do “extremo”, ou é frequentemente exigido de maneira radical ou até mesmo exposto a situações de risco, que pertenceria a um mesmo continuum, no qual a corporeidade seria sua força motriz. Como recorte dessas inúmeras expressões do “extremo”, destacamos os Teatros Laboratório e a Body Art, com o objetivo de, através do estudo dos “modos de vida”, investigar a hipótese de que existiria uma ligação possível partindo de Stanislavski até Marina Abramovic, com o suporte teórico de Marvin Carlson, Erika Fischer-Lichte, Richard Schechner e Amelia Jones.

Palavras-chave: laboratório; performance, body art, treinamento, modos de vida.

ABSTRACT: Through an intersection of Theatre and the Performance Art and from the modes of living point of view, this project aims at investigating the universe of the poetics of “extreme”, territory where the artist exposes the body to either hard and disciplined physical demands or radical attitudes, including risky situations. This universe belongs to the same continuum where corporeality would be its driving force. This research highlight two examples, the Theatre Laboratories and the Body Art, aiming at analyzing the hypothesis we could establish a possible link from Stanislavski to Abramovic. The theoretical support used in this project is based on the works of Marvin Carlson, Erika FischerLichte, Richard Schechner and Amelia Jones.

Key words: laboratory; performance, body art, training, modes of living.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios