Processos de (re)criação da dança odissi na Índia pós independente: da sagrada performance das maharis à sua extinção

Resumo

Neste compartilhamento textual pretendo tecer observações acerca das atividades performáticas ritualísticas praticadas pelas mulheres maharis, cuja arte composta pela execução de danças e cantos devocionais era conhecida como nachaa bhava. Baseada na dramaturgia  da obra literária sânscrita Gita Govinda (Jayadeva, séc. XII) e subsidiada pela patronagem real e religiosa de Odisha, Índia, dando status e consagração à estas mulheres por sua relação direta com Jagannatha, esta arte esteve presente na (re)construção da dança odissi, clássica, em 1950, no mesmo ano de sua extinção, época de movimentos intraculturais e interculturais sob o slogan “unidade na diversidade”, da pós independência. A investigação neste trabalho é sobre a presença da arte performativa ritualística de nachaa bhava, especialmente quanto à sua concepção coreográfica no repertório criado para a dança odissi e as implicações ritualísticas reverberadas.

 

Biografia do Autor

Andrea Itacarambi Albergaria, IA - UNICAMP
Doutoranda em Artes da Cena, Instituto de Artes - Unicamp
Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios