Acessibilidade Cultural e o Seminário de Pesquisa Mário Santana: desafios e potências em tempos de pandemia

Resumo

2020 foi um ano desafiador! Vivemos o afastamento social por conta do novo coronavírus. Nestes tempos pandêmicos, pudemos outrar o lugar das pessoas com deficiência que já viviam na situação de isolamento social. Muitos não gostaram e outros não sobreviveram. Mas também neste ano de 2020 demos um passo importante em direção à acessibilidade. Devido à suspensão das atividades presenciais no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp, o VIII Seminário Interno de Pesquisa Mário Santana foi realizado no formato online e isso nos permitiu realizar a acessibilidade comunicacional, através da inserção da Audiodescrição, da Língua Brasileira de Sinais e da Legenda nos compartilhamentos temáticos. Pudemos também realizar uma mesa com a temática "Acessibilidade Cultural nas Artes Cênicas”, compartilhando através de nove pesquisadores, sendo três com deficiência, diferentes formas de mediação cultural, pensando em estratégias para fruição da arte para todes. Eu tive a oportunidade de realizar a audiodescrição do seminário e os convites acessíveis, em parceria com colegas da organização do evento, com as intérpretes da Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils) e com a consultoria em audiodescrição do Prof. Dr. Vilson Zattera. Como audiodescritora entrei em contato com cada um dos pesquisadores que iriam se apresentar nos compartilhamentos temáticos fazendo a seguinte proposição: como você se descreveria? Junto a esse pergunta ia acompanhado um exemplo genérico. Iniciar descrevendo a cor da pele, cabelos, olhos, nariz e boca. E para minha surpresa isso foi desafiador para muitos pesquisadores, outros me pediram auxílio, pois ficaram inseguros ou não encontravam um vocabulário específico. Alguns simplesmente não se envolveram ou não entenderam a proposta. Dessa forma, esse artigo terá como objetivo geral descrever a acessibilidade do seminário e, como objetivo específico, relatar como se desenvolveu o trabalho de audiodescrição tanto nos compartilhamentos temáticos, quanto no trabalho de divulgação do seminário. Que possamos outrar, deslocar e ressignificar o lugar da acessibilidade nas artes da cena, uma potência para novos acessos e descobertas.

Biografia do Autor

Daniella Forchetti, UNICAMP
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios