Musculaturas, afetos e memórias: potencial libertário do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

Resumo

Este texto expõe aspectos da pesquisa no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) no âmbito pedagógico, principalmente relacionados às experiências com este método para alunas e alunos de graduação da Unicamp. Nesta pesquisa é destacado o primeiro dos três eixos do método BPI, denominado Inventário no Corpo. Neste eixo as investigações corporais estão voltadas para as memórias físicas, as sensações, as imagens mentais, provenientes do próprio corpo na relação com um trabalho corporal com elementos simbólicos e matrizes de movimentos relacionados a manifestações populares brasileiras. A negação da cultura no corpo é um dos aspectos verificados na relação de estudantes da universidade com a cultura popular brasileira. Com o trabalho corporal, geralmente as e os estudantes vão descobrindo dados sobre suas relações com as culturas brasileiras que ficaram velados no histórico familiar. Com a aceitação desses aspectos de si ocorre uma maior disponibilidade corporal para o movimento, com maior liberdade e potência e sem tantas autocensuras.

Biografia do Autor

Larissa Turtelli, Instituto de Artes - Unicamp

Professora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e nos Cursos de Graduação de Bacharelado e de Licenciatura em Dança do Instituto de Artes da UNICAMP.

Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios