Prática como pesquisa e outras formas de comunicação fora da caixa preta

Resumo

O objetivo deste artigo advém do interesse em refletir sobre o corpo e os processos de mediação com o espectador, considerando a prática como pesquisa e outras formas de comunicação fora da caixa preta. Como artista da dança, diretor do T.F.Style Cia de Dança, este estudo surge a partir das experiências artísticas desenvolvidas pelo núcleo desde 2002 e que, nos últimos anos, desdobrou-se no aprofundamento da pesquisa corpo-cidade e de outras possibilidades de mediação obra-público. Assim, o recorte proposto para este artigo concentra-se em obras de dança fora da caixa preta, considerando os pressupostos da Prática como Pesquisa – Practice as Research (NELSON, R.). Uma das hipóteses considera a possibilidade de que trabalhos que estejam fora da caixa preta, numa Zona Cinzenta, oferecem ao espectador a ferramenta de escolha e interação com a obra, assemelhada ao cubo branco, mas ainda com característica de obra cênica de dança. Em obras caracterizadas como instalação coreográfica, por exemplo, a aproximação é corpo a corpo entre artistas e público, diferentemente do distanciamento característico que ocorre em obras em palco italiano. Este agrupamento de ações produz situações que precisam mais visibilidade para serem discutidas com propriedade e a intenção aqui é a de olhar com mais atenção para produções que vão além da caixa preta. Assim, qual seria o papel do espectador que entra em contato com obras nesta zona cinzenta? De que forma a apreciação estética se dá? Em um ambiente lido nesta perspectiva, o espectador mantém-se singular, atravessado, porém, pelas percepções compartilhadas que o formam, e alerta para o fato de que a sua leitura da obra deixa de ser apenas “sua”, não se caracterizando como algo individual no sentido de uma propriedade privada, aquela estimulada pelo consumo no capitalismo, além de entender que ele também faz parte da obra.

 

Biografia do Autor

Igor Gasparini, UNICAMP
Igor Gasparini é formado em Jornalismo (PUC-SP) e em Educação Física e Saúde (USP). Pós-Graduado em Jornalismo Cultural, com ênfase em Crítica de Dança (PUC-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Doutorando em artes da cena pela UNICAMP. Diretor e Coreógrafo do T.F.Style Cia de Dança (www.tfstyle.com.br).
Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios