Voz e Pertencimento: Uma Evocação Quilombola

  • Juliana do Espírito Santo da SIlva UNICAMP

Resumo

 

Este ensaio vem a pensar sobre a construção de pertencimento individual e coletivo a partir do corpo-memória de uma atriz negra em seu ofício de criação, sendo seu processo disparador para refletir sobre o contexto cultural, social e político afro-diaspórico que envolve seu trabalho. Evoca-se para tecer o diálogo da narrativa, a profunda simbologia acerca do conceito de Quilombo, pesquisado pela historiadora Beatriz Nascimento,  refletindo sobre o seu ofício com a escuta de experiências partilhadas de outras mulheres negras, intelectuais, e artistas, problematizado nas experiências que se propõem ao coletivo, em permanentes trocas e aprendizados.

Biografia do Autor

Juliana do Espírito Santo da SIlva, UNICAMP

 Juliana do Espírito Santo é artista da cena, professora e poeta; mestranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, e bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Na cidade de Londrina trabalhou no projeto Boi Voador do Aquiles, Festa Drama e Memória, como diretora de teatro, e atuou nos coletivos Estupida Cia. de Teatro e As Incríveis Laranjas Podres Performáticas. Em 2012 funda a Cia de Teatro Vozavós onde desenvolve práticas e pesquisas ligadas à memória, realizando espetáculos, performances e oficinas. Tem construído seu trabalho também articulando práticas e saberes com mulheres em diferentes coletivos na Baixada Santista, onde reside, e em outras cidades de diferentes Países, como é o caso do coletivo Lua, onde integram artistas que estudam a linguagem do corpo e do espaço; em parceria com mulheres artistas negras nos coletivos Cena Preta e Brincar (elas); e no Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista, o Praiaças.

Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios