Processo de formação no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

  • Mariana Dias Jorge Unicamp
  • Graziela Rodrigues

Resumo

O presente ensaio traz um olhar pedagógico sobre o processo de formação proposto pelo Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o processo do BPI, o texto enfatiza aspectos que afirmam a formação pessoal das e dos artistas que o vivenciam. Tratando-se de um método de criação e formação em dança que investe na pesquisa da identidade corporal de cada pessoa, a essência do processo está na possibilidade dos(as) artistas se inventariarem e se reconhecerem a partir de suas memórias encarnadas. O corpo em movimento dá voz às histórias silenciadas que, ao serem pronunciadas, impulsionam o processo de assunção da pessoa em formação. O foco na assunção pessoal, proposto pelo método como condição de expansão e potencialização da corporalidade de cada artista, é aqui tratado em diálogo com duas vozes relevantes da pedagogia libertária: Paulo Freire e bell hooks. Na construção deste diálogo, destaca-se o processo de assunção do(a) professor(a) como condição para uma proposta de formação libertária. A liberdade é entendida como uma conquista pessoal resultante da percepção sensível e consciente de si e suas múltiplas relações com o outro.

Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios