Galope de Shakespeare: a canção popular brasileira e a apropriação não canônica do cânone

  • Pedro Moraes Sa Carvalho UNICAMP

Resumo

Este artigo visa levar adiante uma reflexão a respeito da motivação pela escolha e forma de abordagem a uma obra canônica, o Julius Caesar de Shakespeare, como base para o espetáculo A Paixão de Brutus, um solo escrito e atuado pelo autor do artigo e dirigido por Norberto Presta entre 2017 e 2018. Após uma breve revisão de problemas teóricos e históricos que tocam o conceito de cânone, examinaremos o significado de uma leitura não canônica da obra Shakespeareana, e da pertinência do conceito de Antropofagia Cutural, como elaborado por Oswald de Andrade para realizar esta leitura, estabelecendo um diálogo entre o texto e as questões de nosso tempo e sociedade. O crítico literário Antônio Cândido sugere que a característica da sociedade é revelada numa obra quando esta capta o ritmo, ou ritmos, da sociedade que retrata. Em A Paixão de Brutus, que foi o momento inaugural da pesquisa do Teatro-Canção, foco da pesquisa de doutoramento do autor deste artigo, lançamos mão de ritmos brasileiros para nortear nosso diálogo antropofágico comas questões que nos sugere Shakespeare.

Biografia do Autor

Pedro Moraes Sa Carvalho, UNICAMP

Doutorando em Artes da Cena, UNICAMP.

Mestre em Teoria da Literatura, UFRJ

Bacharel em Psicologia, PUC-RJ

Músico, ator, diretor e dramaturgo.

Publicado
2021-09-14
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios