Epistemologias locais e discursos marginais

  • Verônica Fabrini M. Almeida UNICAMP
  • Daniel Santos UNICAMP
  • Erika Cunha UNICAMP
  • Oriana Salcedo UNICAMP

Resumo

RESUMO: Essa mesa temática pretende fazer uma visita artística às ideias do Professor Boaventura de Souza Santos (Universidade de Coimbra – Portugal) sobre as Epistemologias do Sul, que sabemos não ser demarcações geográficas, mas estão relacionadas ao discurso dominante e dominado, imposto pelo sistema capitalista, pela sociedade patriarcal e pelo colonialismo e seus resquícios. Para pensar as artes da cena, propõe-se a prospecção de epistemologias marginais, que como tal, implicam diversidade de "direções" e de "sentidos" des-hierarquizados. Adota-se uma perspectiva des-colonialista, plural e anárquica - e por isso mesmo rica, especialmente nesse campo de estudo, pois envolve uma irrestrita abertura para a alteridade, um desejo sincero e desinteressado de estar com o outro, de co-existir, de jogar com as inversões possíveis, de trocar de papéis. Tal contexto conceitual e poético é mola propulsora para a busca de epistemologias locais para a produção de discursos cênicos (híbridos) marginais que serão expostos através das experiências singulares desses artistas-pesquisadores.

Palavras-chave: Cena Híbrida, Discurso Marginal, Descolonialismo, Experiência, Epistemologia do Sul.

RESUMEN:Esta mesa temática es una visita a las ideas artísticas del profesor Boaventura de Souza Santos (Universidad de Coimbra - Portugal) sobre las Epistemologías del Sur, que no hablan de las demarcaciones geográficas, sino que están relacionadas con el discurso dominante y dominado por el sistema capitalista impuesto por la sociedad patriarcal, el colonialismo y sus restos. Para pensar las artes escénicas, se propone la búsqueda de epistemologías marginales, las cuales implican diversidad de “direcciones” y de “sentidos” desjerarquizados. Se adopta una perspectiva descolonizadora, plural y anárquica. Por eso es rica, especialmente en este campo de estudio, pues envuelve un sin número de alteraciones, un deseo sincero y desinteresado de estar con el “otro”, e co-existir, de jugar con las inversiones posibles de cambio de papeles. Tal contexto conceptual y poético es el principal propulsor para la búsqueda de epistemologías locales para producir discursos escénicos (híbrido) marginales, que se manifiestan a través de las experiencias únicas de estos artistas-investigadores.

Palabras clave: Escena híbrido, Discurso Marginal, Descolonización. Experiencia. Epistemología del Sur.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios