Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento

  • Thiago Abel UNICAMP
  • Raquel M. Pereira UNICAMP
  • Odilon J. Roble UNICAMP

Resumo

RESUMO: O presente texto busca expor um panorama das pesquisas em andamento do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento, as quais percorrem, atualmente, os conceitos estéticos e filosóficos da Congada e, também, dos percursos do Butō no Brasil. A Congada foi uma dança analisada com a intenção de investigar as relações simbólicas por meio do conhecimento sensível e do diálogo do mito de origem com a manifestação trabalhada, elementos estes que parecem configurar uma forma de estética dionisíaca. O Percurso do Butō no Brasil investiga as razões do butō permanecer instigando tantos artistas apesar do enfraquecimento de suas potencias iniciais, o que fomenta a discussão Processo/Técnica, Poética/Estética e suas inter-relações, ao considerar o singular processo de transmissão deste teatrodança.

Palavras-chave: Filosofia, estética, congada, butō.

ABSTRACT: This text intends to expose the scenery of the researches from the Research Group on philosophy and movement aesthetics that are in progress, which explore the aesthetic and philosophical concepts of the Congada and the courses of Butoh in Brazil. Congada was the dance style analyzed in order to investigate the symbolical relations through sensitive knowledge and the dialogue of the origin myth with the held manifestation, which set a Dionysian aesthetics. “The Course of Butoh in Brazil” looks into the reasons why Butoh still instigates many artists despite the weakening of its initial potential and fosters the discussion Process/Technique, Poetics/Aesthetics and their interrelationships, considering the singular transmission process from this dance theatre.

Keywords: Philosophy, aesthetics, congada, butoh.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios