Elas são carne da minha carne: dos terreiros de Umbanda à personagem Nadja.

  • Larissa S. Turtelli
  • Graziela E. F. Rodrigues

Resumo

RESUMO: Este texto aborda aspectos referentes ao processo de criação do espetáculo FinaFlor Divino Amor – Iyabá Legba Hei! e dados obtidos em pesquisas de recepçãocom o público desse espetáculo. A obra foi desenvolvida no método BPI a partir depesquisas de campo com as Pombas Giras da Umbanda. Dentre os aspectoselaborados nesse processo de criação destacaram-se conteúdos relacionados àsdores das mulheres de diferentes épocas e locais do mundo. Em pesquisas derecepção com os espectadores desse espetáculo, chama a atenção uma forteidealização do que deve ser um espetáculo cujo argumento surgiu a partir depesquisas de campo com Pombas Giras. Há uma expectativa de ver em cena umareprodução do que acontece nos terreiros.

Palavras-chave: Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), Personagem, Recepção.

ABSTRACT: This paper addresses aspects related to the process of creating the show Fina FlorDivino Amor – Iyabá Legba Hey! and data from surveys with the public reception ofthis spectacle. The show was developed in the BPI method from field research withthe Afro-Brazilian religion Umbanda and the spiritual entities Pombas Giras. Amongthe aspects developed in this process of creation stood out content related to thepains of women from different times and places around the world. Research on theviewers' reception of this spectacle draws attention to a strong idealization of whatshould be a spectacle whose argument came from field surveys with Pombas Giras.There is an expectation to see on stage a reproduction of what happens in theUmbanda temples.

Keywords: BPI Method (Dance-Researcher-Performer), Character, Reception.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios