Emanações no corpo a partir dos terreiros Pankararu: um recorte de pesquisa no método BPI.

  • Elisa M. Costa
  • Graziela E. F. Rodrigues

Resumo

RESUMO: Este texto descreve resumidamente o projeto de Doutorado “A dinâmica do parto no processo criativo do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretor-intérprete e sua importância no nascimento da dança”. Damos ênfase, aqui, a um recorte desta pesquisa, que consiste no processo criativo vivenciado pela pesquisadora a partir do Co-habitar com a Fonte realizado junto a parteiras da etnia indígena Pankararu. A pesquisa de campo foi além do universo do partejamento e abarcou também os rituais e cotidiano desta etnia. A partir do encontro da intérprete com os Pankararu, nasceu a personagem Maria da Conceição, síntese corporal das dinâmicas vivenciadas em campo.

Palavras-chave: BPI, etnia Pankararu, processo criativo.

ABSTRACT: This text briefly describes the Doctoral project: “The dynamics of parturition in the creative process of the Dancer-Researcher-Performer Method: a deepening of the relationship between director and performer and its importance in the birth of dance”. We give emphasis to a cut of this research in which the researcher lives a creative process. From the axis Co-inhabiting with the Source, a field research was conducted with indigenous midwives Pankararu. This field was beyond the sphere of midwifery and also embraced the rituals and daily life of this ethnic group. A character named Maria da Conceição was born after the meeting of the interpreter with the Pankararu. She is a synthesis of the dynamics that was experienced in the field research.

Key-words: BPI, ethnicity Pankararu, creative procces.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios