A dança do corpo existencial: um depoimento pessoal sobre o método BPI, o feminino e o desenvolvimento da identidade corporal do artista da cena.

  • Natália Alleoni
  • Graziela E. F. Rodrigues

Resumo

RESUMO: A pesquisa em questão tem como objetivo principal compreender odesenvolvimento da identidade corporal do bailarino ao mergulhar no métodoBailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), criado e desenvolvido pela Profª. DraGraziela Rodrigues. Para tal, opta-se por trabalhar com as memórias pessoaisem diálogo com o universo feminino presente nas diversas manifestaçõespopulares brasileiras e seus segmentos sociais. Assim, a partir dessa intensavivência do método, busca-se compreender de que maneira ele é capaz derevelar uma imagem corporal mais condizente com a sua realidade física epsíquica e, consequentemente, transformar a qualidade expressiva desseartista da cena.

Palavras-Chave: Método BPI; Dança; Identidade Corporal; Feminino.

ABSTRACT: The research project aims to understand the development of the dancer's bodyidentity while diving in BPI method of Graziela Rodrigues and how suchdevelopment can positively transform the expressive quality of the artist andreveal a more consistent body image with their physical and psychic reality. Italso proposes discussing the archetypal theme of "feminine", this theme thatrecurs in the work of the artist-researcher and one of the bases of the BPImethod. It consists of a method and therefore of a survey that seeks to workwith personal memories in dialogue with the feminine universe present inseveral Brazilian popular demonstrations and their social segments, recognizingfrom contact with others, the developing the your body identity.

Keywords: BPI Method; dance; Body identity; Female

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios