Pesquisa, Percepção, Percepções.

  • Cassia Navas
  • Henrique Rochelle
  • Cristina Santaela-Braga
  • Arnaldo Siqueira
  • Gisela Sirimarco

Resumo

RESUMO: Junção de quatro escritas, precedidas por outra breve e introdutória, este texto deveser percebido como uma memória de discussões sobre a percepção, tendo comofoco o estado da arte da pesquisa dos integrantes do GEPETO - Grupo de PesquisaTopologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas, liderado pela Profa.Dra, Cássia Navas. Construídos a partir de um setting de pesquisa instalado emtorno de livro de Lúcia Santaella (Percepção. Fenomenologia, Ecologia, Semiótica,2012), aqui se entrelaçam os textos Pesquisa, percepção, percepções (C. Navas),Na Suspensão Perceptiva, o Duende (C. Santaella-Braga), Dança: perceptocomplexo (G. Sirimarco), Percepção, recepção, plateias (A. Siqueira) e A Recepçãocomo Percepção e como Semiose (H. Rochelle).

Palavras-Chave: percepção, representação, estudos em dança, metodologias depesquisa.

ABSTRACT: Reunion of four writings, preceded by a fifth short introductory one, this paper shouldbe perceived as a memory of discussions on perception, being focused on the étatde l'art of the researches developed within GEPETO – Grupo de PesquisaTopologias do Espetáculo: arte e identidade contemporâneas, led by Prof. Dr.Cássia Navas. Built from a research setting that revolves around Lucia Santaella'sbook Percepção. Fenomenologia, Ecologia, Semiótica (2012). Here are intertwinedthe short texts Pesquisa, percepção, percepções (C. Navas), Na SuspensãoPerceptiva, o Duende (C. Santaella-Braga), Dança: percepto complexo (G.Sirimarco), Percepção, recepção, plateias (A. Siqueira) and A Recepção comoPercepção e como Semiose (H. Rochelle).

Key Words: perception, representation, dance studies, research methodologies.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios