Poéticas de criação: Dashavatar - criador e criatura.

  • Marília V. Soares
  • Mariana B. A. Marques
  • Ana P. Ibañez
  • Kamila Mesquita
  • Joana Wildhagen

Resumo

RESUMO: Este trabalho expõe um relato acerca do processo criativo vivenciado pelas autoras em torno da releitura do mito indiano Dashavatar (As Dez Encarnações de Vishnu). As cenas se basearam no estudo do primeiro capítulo da obra poética Gita Govinda, século XII, do poeta Jayadeva, em que se encontra a narração desse mito, no gestual e na expressividade das danças cênicas indianas, e em mitos de culturas diversas como elementos inspiradores. Com isso, objetiva-se contribuir para a ampliação dos estudos sobre a expressividade e o gestual cênico no Brasil.

Palavras-chave: mitos, símbolos, processo criativo, Índia, Brasil.

ABSTRACT: This paper exposes an account about the creative process experienced by the authors around the retelling of the Indian myth Dashavatar (Ten Incarnations of Vishnu). This process was based on the study of Jayadeva’s poetic book Gita Govinda, 12th century, where the narration of this myth can be found. We also worked on the gestural and the expressiveness provided by Indian dance drama, and the myths around Afro-Descendent, Indigenous and Persian cultures, among other inspiring elements. With this, we aim to contribute to the expansion of studies on the expressiveness and the scenic gesture in Brazil.

Keywords: myths, symbols, creative process, India, Brazil.

Publicado
2016-09-12
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios