Gaivota - tema para um conto curto: uma desconstrução dramatúrgica atoral

  • Carolina Delduque

Resumo

Esta comunicação pretende discutir o processo de desconstrução dramatúrgica do espetáculo brasileiro Gaivota - tema para um conto curto, que estreou em 2006, sob direção de Enrique Diaz. O foco da discussão está no trabalho realizado pelos atores - inclusive o próprio diretor atua em cena - e, por consequência, no modo como este coletivo se relacionou com a obra A Gaivota, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, escrita no início do teatro moderno. A reflexão aqui colocada tem como base uma entrevista com um dos atores e idealizadores do projeto, Emílio de Mello, além de falas  do próprio diretor Enrique Diaz, encontradas em outras entrevistas publicadas. Além disso, contou com a análise do registro audiovisual do espetáculo, do próprio texto referido e outros materiais bibliográficos citados ao final do trabalho.  O processo de desconstrução dramatúrgica foi feito por meio da materialidade dos corpos e da cena, conferindo aos atores uma autêntica autoridade em cena. Do texto, o coletivo explorou primordialmente uma de sua temáticas principais, que é a própria criação artística e iminência do fracasso, mantendo, ainda assim, o fio condutor da narrativa proposta pelo escritor. A peça resulta numa releitura da obra, que é, primordialmente, um olhar para o texto como uma proposta, de uma forma radical e contemporânea. 

Publicado
2017-01-15
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios