Óscar e nós: há alguma teoria que não implique uma prática?

Resumo

RESUMO

Tendo em conta a provocação “há alguma teoria que não implique uma prática”, formulada pelo pesquisador espanhol da cena teatral Óscar Cornago, neste minicurso, o grupo “Prática como pesquisa: processos de produção da cena contemporânea” realizou uma experiência prático-teórica com os participantes, buscando confrontar as relações corpo/mente, ação/pensamento, sujeito do conhecimento teórico/sujeito da experiência, teoria/prática que se apresentam em permanente questionamento dentro da pesquisa em artes da cena (dança, teatro, performance) na universidade. Foram abordados princípios epistemológicos, dinâmicas metodológicas e modos de relação entre os domínios prático e teórico que orientam tanto o funcionamento do grupo, quanto a prática investigativa de seus integrantes. A experiência tratou de enfocar procedimentos e ferramentas utilizados nos laboratórios investigativos compartilhados pelo grupo, bem como refletir sobre alguns dos resultados individuais/coletivos que vem sendo alcançados como parte deste tipo de aproximação metodológica processual.

PALAVRAS-CHAVE: Artes da cena. Pesquisa em arte. Prática-teoria.

 

ABSTRACT

Considering the provocation “is there any theory that doesn’t imply a practice?”, raised by the Spanish researcher of the theatrical scene Óscar Cornago, the group “Practice as research: process of production of the contemporary scene” carried out a practical-theoretical experience with the participants, seeking to confront the relationship between body/mind, action/thought, subject of the theoretical knowledge/subject of the experience, theory/practice that are in permanent questioning inside the performing arts research (dance, theatre, performance) at the university. It was addressed epistemological principles, methodological dynamics and interactions between practical and theoretical fields that guide the work of the group and the investigative practice of their members. The experience was focused on the procedures and tools that are applied in the investigative laboratories shared by the group, as well as think over some of the individual/collective results that are been achieved as part of this methodological approach.

KEYWORDS: Performing arts. Art research. Practice-theory.

Publicado
2017-01-15
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios