O Bom da Roda – cartografias do corpo em arte.

  • Eduardo Conegundes de Souza Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Estruturado como um “documento de apresentação artística”, o artigo procura desvendar aspectos estruturantes do espetáculo O Bom da Roda apresentado durante o V Seminário de pesquisa do PPGADC – Unicamp. O espetáculo vem sendo produzido como uma das culminâncias da pesquisa de doutorado sob orientação de Renato Ferracini e direção artística de Ana Cristina Colla, ambos atores pesquisadores do LUME Teatro. Nesse projeto o pesquisador investiga a potencialização da presença do músico-atuador por meio da intercessão e contaminação entre música, teatro e memória. A partir de um trabalho corporal, técnico e criativo o músico-ator busca chegar a uma quase dissolução das formas preexistentes (musicais, gestuais, ações e textos) para a criação de uma atmosfera única de sensações. A medida em que gera procedimentos de observação, tecnificação de ações e qualidades físicas/vocais a Mímesis Corpórea se configura como metodologia para o trabalho prático e criativo. A Mímesis é condutora e potencializadora dos encontros e interrelações entre música e cena em diálogo com o universo poético da roda de samba. 

Biografia do Autor

Eduardo Conegundes de Souza, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de São Carlos
Músico e Ator - Membro Fundador do Núcleo Cultural Cupinzeiro, Doutorando em Artes da Cena e Professor do Curso de Educação Muical da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
Publicado
2017-10-04
Edição
Seção
Documentos de Apresentações Artísticas