Dança Urbana e Cultura Hip Hop: imagens, conexões e percepções para a formação do artista da cena

Resumo

A partir das pesquisas e vivências artísticas ligadas a Cultura Hip Hop (Graffiti, MC, DJ e Dança) o projeto de doutorado que se inicia neste ano de 2017 propõe desenvolver-se a partir de três pilares, sendo eles: primeiramente a Cultura Hip Hop (Dança Breaking) como base da pesquisa corporal, que gera procedimentos que levam a novas possibilidades de formação e performance artísticas; a observação e o estudo do indivíduo a partir do conceito soma (“corpo” por Thomas Hanna), buscando no entendimento das técnicas Somáticas, especialmente a Ideokinesis e Anatomy Trains Myofascial Meridians, a base para desenvolver procedimentos que articulem e contribuam no modo de agir/reagir, pensar/movimentar do artista da Cultura Hip Hop; e como terceiro pilar de apoio a Biomecânica, através da análise cinemática do movimento. As hipóteses a serem desenvolvidas serão: 1) Quando utilizando e integrando as técnicas somáticas nos treinos, batalhas e apresentações, o dançarino urbano poderá manter (ou melhorar) seu desenvolvimento qualitativo e quantitativo de sua movimentação respeitando a essência da Cultura Hip Hop? 2) O estudo teórico/prático das técnicas somáticas, aliada a captação de imagens digitais e análise biomecânica das mesmas viabiliza a análise qualitativa e quantitativa do movimento, e isto poderá contribuir para melhorar a técnica de execução, evitar lesões e dar significado  aos gestos e movimentos? 3) Na Cultura Hip Hop as raízes culturais-artísticas possuem  estreita conexão com a africanidade, e ao longo de sua  história vemos que as condições sociais e mercadológicas interferiram para a ampliação do número de praticantes e adeptos no Brasil, tornando-o um movimento cultural, artístico, educacional, social e politico.  Na finalização da apresentação no Seminário de Pesquisa em Artes a autora apresentou vídeo teaser do mestrado defendido no programa em Artes da Cena do Instituto de Artes Unicamp em 2015, além de referências publicadas no formato de artigos e o livro Dança de Rua (2011). Assista à apresentação no seguinte link: https://youtu.be/hQ-XHayJJOA

Palavras-chave: Dança de Rua, Breaking, Hip Hop, Ideokineses, Linhas de movimento, Anatomy Trains, Somática.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ribeiro Silva, Unicamp, Metrocamp

Doutoranda em Artes, Instituto de Artes Unicamp, orientadora Dra Julia Ziviani Vitiello. Mestre em Artes da Cena (2015), Instituto de Artes Unicamp, orientadora Dra Julia Ziviani Vitiello. Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é proprietária, diretora, produtora da A.C.R.Silva-ME. Diretora Administrativa da Cia Eclipse Cultura e Arte (www.eclipse.art.br) Docente Universidade Metrocamp Devry, curso de graduação Bacharelado em Dança. Docente Universidade UNIP Limeira, curso de graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Professora convidada da EXTECAMP, Escola de Extensão da Unicamp. Membro do Conselho Municipal de Hip Hop de Campinas, gestão 2014-2015. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Cultura Hip Hop. Experiência internacional na área da dança: Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Finlândia e Chile. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6063987339232481

Publicado
2017-10-04
Edição
Seção
Textos Completos - Artigos e Ensaios