O Impacto da Migração do AM para o FM na Rádio Imembuí de Santa Maria

Resumo

Este trabalho possui o propósito de analisar as transformações e os impactos no processo de migração do AM para o FM da emissora radiofônica Imembuí, de Santa Maria,  no Rio Grande do Sul. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa exploratória aplicando entrevistas com os integrantes da emissora em questão. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram levados em consideração aspectos técnicos, como faturamento e audiência, e também outras questões que dizem respeito ao conteúdo, ao ouvinte e à programação da emissora.

Biografia do Autor

Gilson Luiz Piber da Silva, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos-RS e mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul-SC. Especialista em Ciência do Movimento Humano pelo CEFD/UFSM-RS. Jornalista formado pela UFSM-RS, integra a Coordenadoria de Comunicação Social da mesma universidade, com atuação nas rádios Universidade 800 AM e UniFM 107.9. É, também, professor do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN-RS).

Referências

CURADO, Camila Cristina. Migração de rádios AM para FM: processos de preparação e perspectivas de mudança frente à convergência tecnológica. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12196/1/2015_CamilaCristinaCurado.pdf. Acessado em: 16 de junho de 2018.

CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001. 278p.

KIELING, Marcelo Marcos. A migração do Rádio AM para o FM no Rio Grande do Sul. 2016. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/1041/1/PF2016Marcelo%20Marcos%20Kieling.pdf. Acessado em: 16 de junho de 2018.

Publicado
2019-03-04
Edição
Seção
Artigos