Treinamento Rítmico Aplicado à Estrutura Composicional da Música a Estranha Dança do Inseto Eletrônico para Banda Sinfônica

  • João Victor Bota Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este é um relato a respeito do processo criativo e das técnicas empregadas na composição d'a estranha dança do inseto eletrônico para banda sinfônica. Conforme veremos, entre as motivações para a escrita dessa música, estava o desafio de utilizar materiais rítmicos que aludissem à poéticas musicais dos séculos XX e início do XXI, e que esses materiais pudessem ser trabalhados didaticamente em uma banda sinfônica estudantil. Há, também, dois tópicos gerais que estão relacionados com a atividade de escrita de música para bandas: um primeiro, que reflete sobre a prática comum de se substituir ou suprimir instrumentos faltantes em uma banda e os caminhos criativos possíveis de se percorrer ao lidar com essas adequações da instrumentação e orquestração; um segundo, no qual discutir-se-á sobre parâmetros para o estabelecimento da dificuldade de execução musical, algo importante para o compositor ter em vista quando o assunto é a escritura de repertório com propostas didáticas.

Biografia do Autor

João Victor Bota, Universidade Estadual de Campinas
João Victor Bota é compositor, nascido em 1981. De 2009 a 2013, atuou como professor de Orquestração e Análise Musical na Escola de Música do Estado de São Paulo, a EMESP Tom Jobim. Em 2014, Bota foi contemplado com uma bolsa de estudos que lhe possibilitou estudar durante o período de um ano na Academia de Música em Cracóvia, sob orientação do renomado compositor Krzysztof Penderecki. Obteve, em 2017, o título de doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em virtude das pesquisas realizadas a respeito dos processos criativos envolvidos na elaboração de transcrições musicais. Atuou como docente convidado em festivais de música como o Festival de Música do Pará (edição 2017), festivais promovidos pelo conservatório de Tatuí (edições 2009 e 2014) e Paineis Funarte de Bandas de Música, promovidos pela FUNARTE (edições 2013, 2014 e 2016).

Referências

ADLER, Samuel. The Study of Orchestration. Third edition. New York: WW Norton, 2002.

BLATTER, Alfred. Instrumentation and Orchestration. New York: Longman, 1980.

BOTA, João Victor. A Transcrição Musical como Processo Criativo. Dissertação de Mestrado – Departamento de Música da UNICAMP, 2008. Trabalho orientado pelo Prof. Dr. José Eduardo Ribeiro de Paiva.

KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of 20th Century Music. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.

MESSIAEN, Olivier. The Technique of My Musical Language. Vol. 1. Paris: Leduc, 1944.

SADIE, Stanley (ed.). Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Tradução de Eduardo Francisco Alves. São Paulo: Zahar, 1994.

GANDELMAN, Salomea e COHEN, Sara (org.). A Cartilha Rítmica para Piano de Almeida Prado. Rio de Janeiro: Petrobras, 2006.

Publicado
2019-03-04
Edição
Seção
Artigos