O Brasil Feliz de Novo: uma análise retórica do jingle do PT

  • Guilherme leonardo araujo

Resumo

O presente artigo apresentou uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por LEACH (2010). Buscou-se identificar a construção da sua narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.

Biografia do Autor

Guilherme leonardo araujo

Guilherme Leonardo Araújo é mestre em música (etnomusicologia) e bacharel em comunicação social (Relações Públicas) pela Universidade Federal do Paraná. Em sua dissertação pesquisou sobre os hinos da religião Santo Daime no Estado do Paraná.

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Publicado
2019-03-04
Edição
Seção
Artigos