Música como Auxílio Terapêutico para a Saúde Mental de Pessoas com Necessidades Especiais: a visão da equipe multidisciplinar

  • Eva Rodrigues de Carvalho Portugal Neta Universidade Paulista - UNIP
  • Marco Aurélio Ninomia Passos Universidade Paulista - UNIP

Resumo

Objetivo: descrever a importância da música para o desenvolvimento físico-psicológico de pessoas com necessidades especiais, em um centro de ensino, onde possui discentes com necessidades especiais, determinando as vantagens desse método. Métodos: trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, efetivada através da aplicação de questionários endereçados aos docentes do centro de ensino, localizado em Taguatinga, Brasília, DF. Resultados: constatou-se através dos questionários uma percepção benéfica da equipe de ensino sobre a temática. Conclusões: revelou-se por fim que a música pode trazer desenvolvimento cognitivo e emocional para os alunos com necessidades especiais, na visão da equipe multidisciplinar, além de ser uma estratégia terapêutica passível de utilização por profissionais de diversas áreas.

Biografia do Autor

Eva Rodrigues de Carvalho Portugal Neta, Universidade Paulista - UNIP
Enfermeira, Graduada pela UniversidadePaulista,Brasília-DF,Brasil.
Marco Aurélio Ninomia Passos, Universidade Paulista - UNIP
Doutor e Professor Titular da Universidade Paulista, Brasília-DF, Brasil

Referências

Mendes MVS, Cavalcante SA, Oliveira EF, Pinto DMR, Barbosa TSM Camargo CL. Crianças com retardo do desenvolvimento neuropsicomotor: musicoterapia promovendo qualidade de vida. Rev Bras Enferm. 2015 set-out;68(5):797-802.

Cunha LCM. Efeitos Terapêuticos da Música? Interpolações entre Psicanálise de Orientação Lacaniana e Musicoterapia. Anais - XIV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e XII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. 2012.

Eugênio ML, Escalda J, Lemos SMA. Desenvolvimento Cognitivo, Auditivo e Linguístico em Crianças Expostas à Música: Produção de Conhecimento Nacional e Internacional. Rev. CEFAC. 2012 Set-Out; 14(5):992-1003.

Lemos C, Silva LR. A música como uma prática inclusiva na educação. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia. 2011; 2: 32 – 46.

Freitas LA, Azevedo EB, Costa LFP, Cordeiro RC, Silva G, Filha MOF. Musicoterapia como modalidade terapêutica complementar para usuários em situação de sofrimento psíquico. Rev enferm UFPE. 2013; 7(12):6725-3.

Martins R, Pinto MG. Perturbações neurológicas das capacidades musicais. Análise Psicológica. 1979;II, 4:501-508.

Lino DL. Abracadabra: o encontro de bebês e crianças pequenas com música. Revista Eventos Pedagógicos Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva. 2015; 6(3): 116-131.

Paulos JMM. CONTRIBUTOS DA MÚSICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial) – Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa.

BRASIL, Lei n. 13.146, de 6 e julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BRASIL, Ministério da Saúde, Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, Brasília, DF, 2008.

Camargos GG. A música no desenvolvimento sócio-afetivo de crianças com Síndrome de Down na pré-escola. Revista Even. Pedagóg. 2016 jun;jul; Sinop, v. 7, n. 2 (19. ed.), p. 441-453.

Publicado
2019-03-04
Edição
Seção
Artigos