Ficção radiofônica e arte acústica: dimensões históricas

Lucas Martins Néia

Resumo


Este artigo realiza uma revisão bibliográfica para discutir experiências audioficcionais de países do Norte global – especialmente da Alemanha – e do cenário radiofônico brasileiro no decorrer do século XX. Tomamos como referência obras que procuraram forjar um elo entre ouvintes e aparelho de rádio por meio da voz de um emissor, como peças radiofônicas, radionovelas e radioseriados; poemas sonoros e experimentações mais próximas ao conceito de arte acústica também são abordados. Por fim, à luz dessas questões históricas, debatemos as tensões classificatórias que permeiam o ambiente sonoro contemporâneo – no qual o termo “radiofônico” é cada vez mais problematizado.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA FILHO, André. Pauliceia radiofônica: gêneros e formatos. In: MELO, José Marques de; ADAMI, Antonio (Orgs.). São Paulo na Idade Mídia. São Paulo: Arte & Ciência, 2004, p. 121-157.

BAUAB, Heloisa Helena. AUdioFICções&ritMOS (engenharias do verbo e do som). Revista USP, São Paulo, n. 5, p. 105-108, mar./maio 1990.

CALABRE, Lia. O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano (1940-1946). Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2006.

CORONATO, Vivian de Camargo; COLLAÇO, Vera. Radioteatro e o direito de sonhar. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE TEATRO IBEROAMERICANO Y ARGENTINO, 17., 2008, Buenos Aires. Anais eletrônicos [...]. Buenos Aires: UBA, 2008, p. 1-5. Disponível em: http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/100_Vera_Collaco.pdf. Acesso em: 04 set. 2019.

EL HAOULI, Janete. Mordendo a própria cauda: peça radiofônica alemã e experimentação de vanguarda. In: BALOGH, Anna Maria; ADAMI, Antonio; DROGUETT, Juan; CARDOSO, Haydée Dourado de Faria (Orgs.). Mídia, cultura, comunicação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002, p. 167-180.

EL HAOULI, Janete. Rádio arte no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

GOLDFEDER, Miriam. Por trás das ondas da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

JORGE, Luiza Neto; GOMES, Manuel João. Extractos da imprensa da época. In: ARTAUD, Antonin. Para acabar de vez com o juízo de Deus (seguido de O teatro da crueldade). Lisboa: &etc, 1975, p. 159-188.

LÉ, António Jorge Rocha. Rádio Foz do Mondego: um percurso do passado ao presente. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2012.

LEÃO, Rudyard. Ficção radioativa: é possível contar histórias potencializadas pelos efeitos excepcionais do áudio eletrônico. Klepsidra, n. 18, nov./dez. 2003. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra18/ficcaoradioativa.htm. Acesso em: 04 set. 2019.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

MEDEIROS, Ricardo Leandro de. Radionovela cubana como modelo para América Latina. Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia, 2005. Disponível em: http://www2.carosouvintes.org.br/radionovela-cubana-como-modelo-para-america-latina/. Acesso em: 04 set. 2019.

MONTAGNARI, Eduardo Fernando. Rádio e teatro: memória e possibilidades. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 26, n. 1, p. 145-149, 2004.

PROFETA, Gilberto Rabelo. A palavra como ideograma em Antonin Artaud. Agulha: Revista de Cultura, Fortaleza/São Paulo, n. 51, maio/jun. 2006. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ag51artaud.htm. Acesso em: 04 set. 2019.

SCHÖNING, Klaus. Ouvir peças radiofônicas: em defesa de uma criança abandonada. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 167-188.

SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. 2005. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

 

Revista Sonora - ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)