Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense
Resumo
A história do rádio-jornalismo esportivo no Piauí teve início na década de 50, quando foram realizadas as primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol no Estado pelo jornalista Carlos Said. Desse período em diante, o Magro de Aço, como é apelidado carinhosamente o citado jornalista, se tornou um personagem atuante na construção e consolidação desta prática radiofônica. Para muitos, ele é história viva do rádio-jornalismo piauiense e uma referência para as gerações posteriores, sendo assim bastante significativa a sua importância nos estudos do jornalismo esportivo no Piauí, e em particular, em Teresina. Este artigo propõe analisar: a) a contribuição do jornalista em questão para o desenvolvimento do rádio-jornalismo esportivo no Piauí; b) e a forma como esse personagem tão singular da história do jornalismo piauiense foi se constituindo junto ao imaginário público. Para tanto, os autores fizeram uma ampla pesquisa documental e realizaram inúmeras entrevistas com o personagem em questão e também com os principais profissionais que fizeram parte da história das transmissões radiofônicas esportivas no Piauí.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Sonora e publicaremos a correção num dos próximos números.