A Montagem e o Símbolo Imagista em Canções de Bob Dylan

Jairo Nogueira Luna

Resumo


Neste artigo buscamos analisar os processo de composição do cantor e compositor americano Bob Dylan. Destacamos suas características musicais e seu processo de estrofação. Buscamos analisar também sua relação com o Imagismo e as influências poéticas que recebeu. Por fim, buscamos demonstrar que seu processo de composição passa pela construção de um panorama amplo de cenas em que um conjunto característico de personagens passa por um efeito de constante transformação, semelhante ao mito de Proteu. Mostramos ainda a questão da montagem e do símbolo em suas composições.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. “ O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição” em: Os Pensadores – Adorno. São Paulo, Nova Cultural, 1996.

AUGUSTO, Maria de Fátima. A Montagem Cinematográfica e a Lógica das Imagens. São Paulo / Belo Horizonte, Annablume / FUMEC, 2004.

CARONE, Modesto. Metáfora e Montagem. São Paulo, Perspectiva, Col. Debates, vol. 102, 1974

CÍCERO, António. Finalidades Sem Fim. São Paulo, Cia. das Letras, 2007.

GOMES, Álvaro Cardoso. O Simbolismo. São Paulo, Ática, Série Princípios, vol. 240, 1994.

HOAR, Theodora. “About Three Visions of Johanna”. Disponível na internet em: Panoptic – A Student Led On-line Magazine. https://thepanoptic.co.uk/2016/10/23/three-visions-johanna. 23/10/2016. Acessado em: 01/11/2016.

JUNQUEIRA, Ivan. Poemas Reunidos de Dylan Thomas. Organização, tradução e notas de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1993.

POUND, Ezra. A Arte da Poesia: Ensaios Escolhidos. Trad. De Heloysa de Lima Dantas e José Paulo Paes. São Paulo, Cultrix, 1976.

ROGOVOY, Seth. Bob Dylan: Prophet, Mystic, Poet. New York, USA, Scribner, 2009.

SHELTON, Robert. No Direction Home: The Life and Music of Bob Dylan, Revised & updated edition. Omnibus Press, 2011.

WILSON, Edmund. O Castelo de Axel. São Paulo, Cultrix, 1976.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

 

Revista Sonora - ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)