As Transformações do Mercado Musical e as Plataformas de Crowdfunding e Licenciamento Musical

Marcio Pizzi

Resumo


O mercado musical passou por uma completa reconfiguração após o fenômeno do desmembramento das grandes gravadoras. Esse fenômeno permitiu o surgimento de uma nova era para os artistas independentes, livres das amarras de um modelo de exploração. Por outro lado, a escassez de recursos em diversos segmentos e da desvalorização do fonograma devido ao compartilhamento ilegal de música digital enfraqueceu o mercado como um todo. No entanto, existem novas plataformas musicais que podem ajudar músicos na produção de discos, concertos e até mesmo de marketing. Elas oferecem serviços de crowdfunding e de licenciamento de música. Este trabalho busca revelar as principais características destas plataformas e suas utilidades para a cadeia produtiva da música. A revisão da literatura apresenta as transformações tecnológicas no campo da música e as principais questões relativas à demanda de novos conhecimentos no mercado musical.  Em seguida a metodologia apresenta as plataformas musicais e uma avaliação de suas possibilidades dentro do contexto do mercado independente. Os resultados mostram que as novas plataformas podem trazer benefícios, no entanto, algumas dificuldades permanecem presentes na carreira do músico como custos com profissionais, problemas com a criação de uma visão estratégica e limitações na criação de estratégias de marketing e promoção.


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Revista Sonora - ISSN 1809-1652
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