Piletas - Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén

  • Lucas Rossi Gervilla IA-UNESP

Resumo

O presente artigo traz uma breve retrospectiva e análise da relação entre artes, ruínas, lugares abandonados e memória. Também é discutido porque essa relação tem atraído artistas há séculos. Em um segundo momento o artigo aborda a intervenção sonora Piletas, realizada pelo próprio autor na cidade abandonada de Epecuén, na Argentina. A partir dessa obra, são apontadas algumas relações entre a arte sonora e o universo ruinoso. 

Biografia do Autor

Lucas Rossi Gervilla, IA-UNESP

Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. Em 2019, fez parte da exposição “Arquitectura de la Desolación”, na galeria Ambos Mundos de Buenos Aires. Em 2018 foi comissionado pelo Canal Futura para a produção do seu sétimo curta-metragem: “Edmur e o Caminhão”. Em 2017 recebeu a bolsa “Mobility Fund” oferecida pelo Prince Claus Fund.

Referências

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BECKETT, Samuel. Sin, seguido de el despoblador. Bercelona: Tusquets, 1972.

CENTOLA, Nicolau André Campanér. Anthemusa: o som e o acaso em ambientes sonoros. Tese (Doutorado - Área de Concentração: Artes Visuais) - IA-UNESP. São Paulo, 2016. 175 p.

FRIAS, Matos Joana. A beleza convulsiva das imagens: surrealismo e perversões ópticas. Em Projecto Interidentidades. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade da Universidade do Porto, 2010. P. 108-121.

HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro - 1º Semestre de 2015 - n.35, v.13, p.126-152.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente - modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MANZANO, Luis Adelmo Fernandes. Som-Imagem no Cinema - A experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

NICHOLLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Editora Papirus, 2008.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

OLIVEIRA, Elane Abreu. Cidades esfaceladas: fotografia, decadência e vida urbana. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2014.

OTTONI, Ana. A ruína brutalista. Sobre a fotografia e a nostalgia na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração: Projeto, Espaço e Cultura) – FAUUSP. São Paulo, 2017. 248 p.

SEGAUD, Marion. Antropologia do Espaço – Habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc: 2016.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Artigos