Brasil, Angola, Moçambique. Construção de identidade através da música popular

Resumo

 

 

Resumo

Semba, MPB (e o Samba, que sempre será inserido, sem o estar totalmente), e Marrabenta são três gêneros musicais inseridos na circulação mundial de música popular. Essas músicas também, fazem parte de um universo cultural “lusófono”, tão intensa sempre foi a circulação de música e cultura entre os Palops e o Brasil. O artigo trata da relação entre música popular e política, e mostra como a música popular, ao trazer respostas a uma crise social , afirma e constrói identidades e pertencimentos.  

 

Palavras chaves: Musica popular; Brasil-Angola-Moçambique; construção de identidade

 

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Brazil, Angola, Mozambique.

Identity building through popular music

Summary

 

Semba, MPB (and Samba, wich will Always be inserted without being totally) and Marrabenta are three musical genres inserted in the world popular music ciculation. These musics are also parto f a “lusophone” cuktural universe, so intebse has always been the circulation of music e=and cukture cetween the Palos and Brazil.

The article delas with the relationship between music and politics, and shows how popular music, by bringing responses to a social crisis, affirms and builds identities and belongings.

 

Keywords: Popular music; Brazil-Angola-Mozambique; identity building

 

Biografia do Autor

Ricardo Vilas, Universidade Federal Fluminense
Ricardo Vilas é músico profissional, com 50 anos de carreira e 27 álbuns na sua discografia. É doutor em Antropologia, diploma em cotutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) - Paris. É mestre em Etnomusicologia pela Université de Paris 8 - Saint Denis. Sua dissertação de Mestrado é sobre a Presença e a prática da MPB na França. Sua tese de doutorado é sobre a Circulação de Musica Popular entre Brasil e Angola. Sua pesquisa no pós doutoramente é também sobre a circulação de musica popular entre Brasil e Africa, com foco no fluxo Brasil Moçambique.
Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Artigos