Dualismos: a alternância entre linguagens figurativas e informais

Sergio Niculitcheff

Resumo


O objetivo deste texto é analisar e refletir acerca da alternância entre uma abordagem com enfoque na mimese da representação figurativa e outra com caráter mais informal e abstrato nas obras de certos artistas. Esse é um procedimento frequente de determinados pintores na contemporaneidade. Esta reflexão está focada em quatro artistas: Sergio Nunes, Paulo Pasta, Rodrigo Andrade e Luiz Zerbini. A pintura e seus processos e técnicas são privilegiadas nesta pesquisa, sendo analisados aspectos formais e poéticos das obras destes artistas.

Abstract

The aim of this text is to analyze and reflect on the alternation between an approach that focuses on the mimesis of figurative representation and another with a more informal and abstract character in the works of certain artists. This is a frequent procedure of certain painters in the contemporary world. This reflection is focused on four artists: Sergio Nunes, Paulo Pasta, Rodrigo Andrade and Luiz Zerbini. The painting and its processes and techniques are privileged in this research, being analyzed formal and poetic aspects of the works of these artists.

Resumen

El objetivo de este texto es analizar y reflexionar acerca de la alternancia entre un enfoque con enfoque en la mimesis de la representación figurativa y otra con carácter más informal y abstracto en las obras de ciertos artistas. Este es un procedimiento frecuente de determinados pintores en la contemporaneidad. Esta reflexión está enfocada en cuatro artistas: Sergio Nunes, Paulo Pasta, Rodrigo Andrade y Luiz Zerbini. La pintura y sus procesos y técnicas son privilegiadas en esta investigación, siendo analizados aspectos formales y poéticos de las obras de estos artistas.

 

 

 


Palavras-chave


Pintura; Arte Contemporânea; Arte Brasileira

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Olívio Tavares. "Preâmbulo". In RIBEIRO, Marília Andrés (org.) Sérgio Nunes. Belo Horizonte. C/Arte. 2005.

ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. Edusp, São Paulo, 1980.

MESQUITA, Tiago. "Convenção, Ilusão, Dissolução". In http://www.galeriamillan.com.br/pt-BR/texto-critico/70#container. Acessado em 21 de Abril de 2016.

OSÓRIO, Luiz Camilo. "Tudo ao mesmo tempo e cada coisa no seu lugar: a exposição Amor de Luiz Zerbini no MAM-RJ". In Catálogo da exposição Amor. MAM RJ, 2012.

RUBIN, Nani. As memórias visual afetiva de Luiz Zerbini na Casa Daros. O Globo, Rio de Janeiro, 26/04/2014.

TITAN JR, Samuel. "Fábula da Paisagem". In Catálogo Fábula da Paisagem. Galeria Millan, São Paulo, 2015.




DOI: https://doi.org/10.20396/rv.v3i5.1073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Visuais



 
A Revista Visuais está licenciada com a Creative Commons. 

Rev. Visuais, Campinas, SP - ISSN - 2447-1313.